13 KPIs de Marketing Digital fundamentais para o seu relatório

kpis de marketing digital

Se você já colocou em prática um planejamento de marketing digital ou já foi atendido por uma agência, deve ter ouvido falar em KPIs de marketing digital, certo?

Caso não tenha, deveria! Esses indicadores são a melhor forma de verificar de que forma o seu orçamento está sendo convertido em resultados reais para a sua empresa.

Mas encontrar uma maneira de medir isso sempre foi um grande problema:

Quantos novos clientes surgiram após a distribuição de folders pela cidade? Quantas vendas foram fechadas com a publicação de um anúncio em um jornal? O que o seu investimento em gestão de redes sociais representa para as suas vendas?

Um dos grandes benefícios de executar ações de marketing digital está na possibilidade de mensurar todos os resultados alcançados — permitindo que as suas iniciativas sejam avaliadas e otimizadas para potencializar os resultados.

Entretanto, esse tema costuma ser apresentado de forma superficial e muitos profissionais não sabem como explorar as informações geradas da melhor maneira. Neste artigo vou apresentar um direcionamento para que você utilize os KPIs de marketing digital nos seus relatórios de desempenho semanais ou mensais, vamos lá?

O que são KPIs de Marketing Digital?

KPI é uma sigla para Key Performance Indicator — Indicador-chave de Desempenho. Esses indicadores são criados a partir da extração das informações úteis das métricas apuradas com base nas ações desenvolvidas.

Será que o seu plano de marketing digital realmente está sendo efetivo para aumentar o tráfego de usuários na página da empresa? Os seus anúncios estão gerando cliques que justificam o investimento em mídias pagas? Essas são algumas das perguntas frequentes sobre o desempenho de uma estratégia de marketing digital.

A melhor forma de analisar essas (e muitas outras) informações é com o uso dos KPIs de marketing digital — que quantificam esses dados e possibilitam uma análise objetiva. Essa é a solução ideal para todos os profissionais que buscam formas certeiras de avaliar os resultados obtidos.

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Como encontrar esses dados?

Os dados que servem para alimentar os KPIs de marketing digital podem ser facilmente monitorados na internet. O grande trunfo desses indicadores não é encontrar dados de difícil acesso, mas sim interpretá-los de uma forma que eles sejam convertidos em informação útil para a tomada de decisão.

Várias das ferramentas que você utiliza no marketing digital possuem funções próprias para controlar os resultados (como o Facebook, ferramentas de e-mail marketing ou plataforma de criação do site).

Além disso, existem outras ferramentas que são especializadas em encontrar esses dados — como o Google Analytics, Semrush e, até mesmo as próprias ferramentas de CRM.

Por que inserir KPIs no seu relatório de desempenho?

kpis de marketing digital

É no relatório de performance que os resultados alcançados pelas ações de marketing digital são organizadas e analisadas, certo?

Entretanto, é preciso que esses dados estejam organizados de uma forma que os resultados realmente fiquem claros — criando as condições de que você identifique quais ações funcionaram e quais podem ser melhoradas.

A inserção de KPIs de marketing digital no seu relatório de performance facilita a assimilação das informações mais importantes.

Segundo Peter Drucker, “o que não pode ser medido, não pode ser melhorado”. Portanto, utilizar indicadores que medem os resultados alcançados possibilitam que você defina melhorias que vão impactar diretamente nos seus resultados.

KPIs para cada tipo de ação digital

Os KPIs de marketing digital podem ser definidos de acordo com cada tipo de ação desenvolvida pela sua empresa. Confira abaixo quais são os principais indicadores que você pode ficar de olho para fazer uma boa análise do desempenho do seu negócio na internet:

SEO e Marketing de Conteúdo

  • Número de visitas. Encontrar o número de visitas geradas na página por cada uma das formas de acesso (pesquisa orgânica, mídia paga, redes sociais, links diretos, etc.) é muito importante para avaliar a qualidade das técnicas de SEO que são utilizadas.

  • Posicionamento das Palavras-chave. Monitorar quais são as palavras-chave mais bem posicionadas no seu site ou blog é determinante para uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida.

  • Custo por lead. O indicador de custo por lead busca mensurar quanto a empresa precisa gastar para gerar cada um dos seus leads em suas ações com marketing de conteúdo.

  • Conteúdos mais lidos. O monitoramento de quais são os conteúdos mais lidos pelos visitantes da página pode servir como guia para criar conteúdos que realmente atraem a atenção do público.

  • Tráfego pago x Orgânico. Qual a origem do tráfego do seu site? Você está recebendo visitas de usuários que pesquisam nos motores de busca ou por aqueles impactados pelos seus anúncios?

E-mail Marketing

  • Taxa de abertura. Qual é a porcentagem de e-mails que realmente são abertos pelo público? Esse é um indicador fundamental para ajustar as estratégias de e-mail marketing.

  • Taxa de cliques. Além de acompanhar a taxa de abertura, também é fundamental acompanhar quantos cliques os seus e-mails estão gerando.

Mídias Sociais

  • Aumento dos seguidores. O aumento do número de seguidores nas redes sociais representa o aumento na visibilidade gerada pelas ações nesses ambientes. Esse indicador monitora o crescimento desse número ao longo do tempo.

  • Interações sociais. Mais do que aumentar o número de seguidores, as ações nas mídias sociais precisam gerar engajamento. Portanto, mensurar as interações do público no seu perfil é um indicador mais relevante.

Website

  • Tempo de permanência no site. Se você deseja otimizar o site da empresa, precisa monitorar o tempo gasto pelos visitantes navegando nas suas páginas. Quanto maior for esse tempo, maiores são as chances de conversão.

  • Índice de Rejeição. Informa se as pessoas que acessam o seu site saem pela mesma página pela qual entraram ou se continuam, acessando outras seções do seu site. Quanto menor for, melhor.

  • Melhores landing pages. As landing pages possuem a função de converter os usuários, certo? Portanto, descobrir quais são as landing pages mais eficientes permite que você aperfeiçoe as demais.

Ações de Marketing

  • Custo por Aquisição (CAC). O indicador de Custo por Aquisição calcula quanto a sua empresa precisa gastar para cada cliente adquirido.

  • Taxa de conversão. Esse indicador serve para medir a efetividade de conversão de uma página específica, permitindo a comparação entre todas as páginas monitoradas.

  • Retorno sobre o investimento (ROI). O ROI faz uma relação entre os investimentos feitos e os resultados obtidos pela sua empresa com as ações de marketing digital.

Como introduzir KPIs no seu relatório?

Antes de introduzir KPIs no seu relatório de marketing é preciso entender que mais do que um painel de dados, este documento serve para entregar valor e insights para as empresas.

Agências, profissionais e empresários que tentam tocar projetos de marketing digital por conta própria devem introduzir relatórios com KPIs no seu escopo, pelo menos, mensalmente.

Abaixo, confira algumas dicas para aproveitar o máximo que os indicadores chave de desempenho podem te proporcionar:

  • Escolha uma ferramenta para visualizar os dados e estude o que puder sobre ela;

  • Defina um período de monitoramento e recolha as KPIs mais importantes para o seu projeto;

  • Retire insights das métricas analisadas. Por exemplo: muitos acessos no seu site e um alto índice de rejeição pode significar que você não está produzindo conteúdo de qualidade ou não está trabalhando o link building da forma correta;

  • Sempre compare KPIs atuais com as do período anterior. Essa é uma forma de medir o seu desempenho.

Medir resultados: o primeiro passo para melhorar os resultados

O marketing digital é uma estratégia que precisa ser mensurada e analisada para que possa estar em aperfeiçoamento constante.

A criação de relatórios de performance com os KPIs de marketing digital adequados facilita a interpretação das informações e agrega mais valor às partes interessadas — seja o gestor de uma empresa ou o cliente de uma agência de marketing.

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