Anunciar no Facebook: passo a passo para iniciantes!

anunciar no facebook

Será que anunciar no Facebook ainda é uma boa ideia? Esse é um dos grandes debates do momento dentro do marketing digital. Algumas empresas, como a Folha de São Paulo, abandonaram a rede social recentemente devido à diminuição do alcance orgânico. Entretanto, ainda é grande o número de negócios que se beneficiam desse ambiente digital.

O fato é que a rede social de Mark Zuckerberg ainda tem um grande potencial de geração de negócios. Oito em cada dez brasileiros possuem perfis na rede e as ferramentas disponibilizadas para gerir anúncios são muito simples de serem usadas. Basta que o empreendedor conheça as melhores estratégias a serem seguidas.

Além disso, não precisa ser nenhum profissional para começar a anunciar no Facebook. Profissionais de todas as áreas de atuação e negócios de todos os portes podem obter bons resultados na atração do público, nutrição de leads e conversão em vendas.

Veremos neste artigo um passo a passo para anunciar no Facebook. Confira!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Ainda vale a pena estar no Facebook?

O alcance orgânico das publicações indica o número de pessoas que visualizam a sua publicação (não paga) em suas timelines. O sonho de qualquer empresa é que todos os seus seguidores tenham acesso aos seus conteúdos no momento da publicação, certo? Mas isso está cada vez mais difícil.

De acordo com dados da DMR, o alcance orgânico dificilmente passa de 2% para a maioria das publicações. E para o ano de 2018, a tendência é que esse alcance continue descendo, pois Mark Zuckerberg anunciou uma mudança em seu algoritmo para o favorecimento de posts de amigos, familiares e grupos – diminuindo o alcance de posts de páginas empresariais.

Considerando todas essas notícias negativas, será que ainda vale a pena estar no Facebook? De acordo a Statista, o Facebook possui mais de 1,13 bilhões de usuários ativos diariamente e 76% das pessoas usam seu feed do Facebook para encontrar conteúdo interessante, segundo o HubSpot.

Para compreender isso ainda melhor, pense na sua experiência pessoal. Quantas páginas empresariais você segue no Facebook para ter acesso aos conteúdos? E quantas vezes você já comprou um produto ou serviço após nutrir uma boa relação com a empresa? Todas essas informações indicam que ainda é muito vantajoso para uma empresa estar no Facebook.

Por que os anúncios no Facebook ainda funcionam?

Se estar no Facebook é uma boa ideia, anunciar na rede tem a capacidade de potencializar todos os resultados obtidos. É através dos anúncios que você consegue ampliar o alcance das publicações, provocar engajamento e fazer com que os seus conteúdos realmente cheguem até a timeline do seu público.

Além disso, os anúncios possuem uma ferramenta incrível: a possibilidade de segmentação. Isso significa que você pode configurar os anúncios para que eles sejam vistos por pessoas que possuem um perfil que se encaixa com o seu cliente ideal – de acordo com dados demográficos, assuntos de interesse e outras páginas seguidas.

Quais as formas de fazer um anúncio no Facebook?

Existem duas formas principais de fazer um anúncio no Facebook: impulsionar uma postagem ou criar um anúncio. Veja quais são as diferenças entre elas:

  • Impulsionar uma postagem: gera maior alcance para um post específico que está publicado na sua página, porém não possui tantas opções para segmentação do público;

  • Anúncios: podem ser criados pelo Gerenciador ou no Power Editor e não aparecem na timeline da sua página, mas permitem uma segmentação mais específica.

Regras para atingir mais pessoas

Para o Facebook, a utilização de textos em imagens deve ser mínimo. Por isso, existe uma regra bem clara nos anúncios do Facebook: os textos devem ocupar no máximo 20% do espaço da imagem utilizada.

Quando essa regra não é observada, o seu anúncio ainda será veiculado, porém o alcance será muito inferior. Isso significa que quanto menos texto você utilizar nas imagens, mais pessoas verão o seu anúncio.

Passo a passo para anunciar no Facebook

Para anunciar no Facebook será preciso entender o gerenciador de anúncios – que é a ferramenta em que são feitas todas as configurações de uma campanha. Confira um passo a passo para colocar isso em prática:

1. Defina o objetivo do anúncio: a primeira definição que você deve fazer é em relação ao objetivo do seu anúncio – que pode ser de reconhecimento, consideração ou conversão;
2. Dê um nome para a sua campanha: o nome escolhido para a sua campanha deve ser bem específico para que você consiga diferenciá-la quando estiver com várias campanhas ativas;
3. Escolha o público: esse é o momento em que você configura a segmentação do público. É possível definir a localização, idade, gênero e outras páginas de interesse do público a ser atingido.
4. Defina um orçamento para a sua campanha: indique quanto você deseja gastar na sua campanha, verificando qual é o alcance estimado de acordo com o orçamento definido.
5. Use uma imagem: escolha quais imagens você deseja utilizar nos seus anúncios – optando por ilustrações chamativas para o público e respeitando a regra de 20% de texto.

E se der algo errado?

Antes de ser publicado, o seu anúncio passa por um processo de verificação. Depois de alguns minutos você recebe uma notificação indicando que a sua campanha está no ar e pode começar a acompanhar os resultados.

Porém, existe a possibilidade de você ter um anúncio não aprovado. Nesse caso, é indicado que você entre em contato com o Facebook para entender os motivos que levaram a isso. Os principais canais de comunicação com o Facebook são o Suporte ao anuncianteCentral de Ajuda e Comunidade de Ajuda.

Anunciar no Facebook: uma atividade de aprimoramento contínuo

Conforme você começa a anunciar no Facebook, é sempre bom analisar os resultados para acompanhar o desempenho de cada anúncio. Além disso, você também pode aprender com outros profissionais ou contar com a ajuda deles, caso não tenha tempo disponível para dedicar a essa atividade com frequência.

Este artigo ajudou você? Caso ainda precise de uma mãozinha para anunciar no Facebook, você pode baixar o nosso eBook sobre Facebook Ads gratuitamente e começar ainda hoje a gerar resultados nesta rede. O que acha?

[contact-form-7 404 "Not Found"]