Tudo o que você precisa saber antes de anunciar no Google!

anunciar no google

Você já considerou anunciar no Google? Muitas empresas estão aproveitando a internet para anunciar os seus produtos e gerar mais vendas. Entre as ferramentas mais utilizadas pelos empreendedores que desejam expandir a sua presença online, o Google certamente recebe grande destaque por todas as funcionalidades que pode oferecer.

Já imaginou aparecer entre os primeiros resultados de buscas relacionadas ao seu negócio? Ou então ter banners da sua empresa em blogs que o seu público está acessando? Anunciar no Google é uma estratégia super eficaz quando bem utilizada. Para isso, basta conhecer os principais truques do Google Adwords antes de começar uma campanha.

Você deseja aprender tudo o que é necessário para iniciar uma campanha de sucesso? Neste artigo abordaremos os principais tópicos para que você possa começar a anunciar no Google. Confira.

O que é o Google Adwords?

Antes de abordamos os principais truques para anunciar no Google é importante compreendermos melhor como funciona a sua principal ferramenta: o Google Adwords. Essa é uma plataforma própria para anunciantes e oferece diversas alternativas para quem deseja aumentar a visibilidade da sua marca.

No Google Adwords é possível criar campanhas de anúncio, investindo dinheiro para que o site da sua empresa ganhe destaque nos resultados de buscas, em outros sites e blogs parceiros do Google ou em vídeos do YouTube. Ou seja, são diversas as formas de ampliar a presença digital com a ajuda do Google.

Como funcionam as pesquisas no Google?

Bilhões de pesquisas são realizadas diariamente pelos usuários do Google. Em meio a esse universo de buscas, como a sua empresa pode se destacar? O primeiro passo para isso é compreender como funciona o mecanismo de busca.

Resultados das buscas

Você já notou que, em muitos casos, quando você faz uma pesquisa no Google aparecem alguns resultados em destaque? Esses são os resultados pagos, que recebem esse destaque pelo investimento da empresa no Google Adwords.

Apenas após esses resultados pagos é que são mostrados os resultados orgânicos (gratuitos). Eles são posicionados de acordo com a relevância para o usuário que realiza a busca e não representam custo algum para o dono do site.

Funcionamento do algoritmo do Google

Imagine o Google como um conjunto de robôs que vasculham a internet em busca de todo conteúdo disponível. Quando um usuário realiza uma busca, esses robôs conseguem identificar todas as páginas que possuem relação com os termos utilizados na pesquisa. A grande questão é: como são organizados os resultados?

O algoritmo do Google tem o objetivo de ordenar os resultados de acordo com a relevância para o usuário. Para isso, são considerados inúmeros fatores: título, cabeçalhos, texto de descrição do anúncio, URL, imagens, experiência proporcionada ao usuário e autoridade do site.

Quanto custa cada anúncio?

O custo de cada anúncio é você quem decide. No momento de criar uma campanha, você deve configurar todos os seus detalhes – incluindo o orçamento diário que deseja destinar a cada um dos seus anúncios.

Você define o Custo por Clique (CPC)( (ou Custo por Visualização CPV, no caso de vídeos) e o Google Adwords faz um cálculo para chegar ao orçamento diário do anúncio e também lhe informa o número de visualizações diárias que você pode obter com base no valor definido.

Por que anunciar no Google vale a pena?

Você sabe todas as vantagens de anunciar no Google? Essa ferramenta possui um grande potencial de produzir resultados incríveis para as empresas que desejam ganhar visibilidade na internet. Confira por que anunciar no Google vale a pena:

  • Segmentação dos anúncios. Um dos maiores benefícios de utilizar o Google Adwords está na possibilidade de segmentação da comunicação. Apenas pessoas que demonstram interesse em assuntos relacionados ao seu negócio são alcançadas pelas suas campanhas – o que otimiza o orçamento gasto com essa finalidade e garante bons resultados.
  • Possibilidade de mensuração. Todos os resultados obtidos com os anúncios no Google podem ser acompanhados em tempo real, possibilitando que você mensure o desempenho e identifique pontos de melhoria.
  • Orçamento flexível. Você tem uma grande liberdade para definir o orçamento das suas campanhas, podendo aumentar ou diminuir de acordo com a situação financeira da empresa.
  • Disponibilidade. O Google Adwords está disponível 24 horas por dia. Você pode iniciar uma campanha em poucos minutos e ter resultados imediatos.

Onde é possível anunciar no Google?

Existem diferentes formas de anunciar no Google, que podem ser trabalhadas de acordo com as características de cada empresa. Confira quais são elas:

  • Google Search (Rede de Pesquisa): trata-se da forma de anúncio mais comum, em que a página da sua empresa recebe destaque em pesquisas feitas no Google que tenham relação com o seu público-alvo.
  • Google Display (Rede de Display): o Google Display permite que você coloque um material gráfico em blogs e sites parceiros que possuem um tráfego de leitores relevantes para o seu nicho de atuação. Ou seja, em vez de negociar diretamente com cada blog para a colocação de um banner, o Google identifica quais são as melhores páginas para isso e automatiza o processo.
  • YouTube: você também pode anunciar dentro do Youtube com diversas opções: pequenos vídeos que são mostrados antes do vídeo selecionado pelo usuário, anúncio na pesquisa para que os seus vídeos sejam mostrados com destaque entre os resultados de uma busca ou anúncio gráfico que permite a inserção de um banner acima dos vídeos sugeridos.

O que devo ter em mente antes de anunciar?

Apesar de todos os benefícios de anunciar no Google, uma boa estratégia por trás das campanhas pode ser o diferencial para otimizar os resultados alcançados. Veja o que você deve ter em mente antes de anunciar:

  • Busque conhecimento sobre o Adwords. Quanto mais conhecimento você tiver sobre o funcionamento do Google Adwords, melhor pode utilizar a ferramenta. Contratar agências especializadas que dominam a plataforma também pode ser uma ótima ideia para potencializar o desempenho das campanhas.
  • Tenha um objetivo definido. Começar a anunciar no Google sem ter um objetivo definido pode frear os resultados obtidos. Você deseja aumentar o tráfego do seu website? Gerar novos leads? Ou então gerar novas oportunidades de vendas? Esse pode ser o ponto de início para definir um objetivo.
  • Não invista apenas no anúncio. Para que página você deseja levar o usuário que vê o seu anúncio? Nem sempre levar para a página inicial é uma boa ideia – principalmente porque você tem a oportunidade de levá-lo diretamente para uma landing page ou para a página em que está a informação que ele busca.

Google Adwords: garantia de um bom negócio

Muitas empresas têm experimentado um resultado formidável quando conseguem estruturar uma campanha no Google Adwords. Cerca de 70% dos usuários que fazem buscas por celular e encontram um anúncio, acabam ligando para uma empresa diretamente da pesquisa do Google. Investir no Google para gerar vendas é garantia de um bom negócio!

Gostou das informações para começar a anunciar no Google? Quer fazer parte da nossa lista e receber conteúdos sobre as novidades do marketing uma vez por semana na sua caixa de e-mail?

[contact-form-7 404 "Not Found"]