Blog para empresas: como criar conteúdos para gerar vendas?

A estratégia de blog para empresas é cada vez mais comum entre empresários que desejam alavancar os seus índices de venda. Você já parou para se perguntar por que é cada vez mais comum perceber empresas de todos os portes e segmentos publicando constantemente em seus blogs? Quais são os benefícios dessas ações?

O marketing de conteúdo está em ascensão e conquista cada vez mais seguidores. Trata-se de uma estratégia que busca atrair e gerar relacionamento com o público através da publicação de conteúdos úteis e que agregam valor em suas vidas. Para isso, um blog empresarial é uma peça essencial.

Neste artigo veremos por que o blog para empresas é tão importante dentro do marketing digital e como a criação de conteúdos gera vendas. Confira!

O que é um blog corporativo?

Os blogs surgiram nos anos 90 e eram utilizados pelas pessoas para compartilharem textos pessoais – contando pensamentos, experiências ou pontos de vista para os seguidores. Entretanto, com o passar do tempo, essa ferramenta começou a ser utilizada também pelas empresas para levar conteúdos relevantes para o seu público.

Desta forma, um blog corporativo é uma página criada com o objetivo de publicar conteúdos que sejam do interesse do público – o que pode variar bastante entre uma empresa e outra. Com um layout que facilita a leitura e a navegação entre as publicações, os blogs se tornaram uma ótima fonte de informações e de atração de clientes.

O que publicar em um blog corporativo?

Muitos empreendedores identificam a popularidade do blog para empresas, mas não sabem o que publicar. A melhor forma de se guiar nesse momento é compreender o que o seu público deseja ler, qual o principal problema que ele quer solucionar. Quais são as informações que despertariam o interesse do seu cliente?

Lembre-se que o blog corporativo é uma ferramenta que faz parte de uma estratégia de marketing digital. Portanto, o seu objetivo é potencializar os resultados no mundo digital – e tudo isso começa com a publicação dos conteúdos corretos nessa página.

Um blog para empresas de sucesso consegue entregar diversos tipos de conteúdos diferentes que despertam o interesse dos seus potenciais clientes. A escolha pelos melhores formatos de publicações deve considerar as características do segmento em que a sua empresa está inserida, mas as opções mais populares são:

  • Notícias e novidades sobre o setor de atuação;
  • Conselhos ou dicas que auxiliam o leitor a resolver determinada situação;
  • Opiniões pessoais sobre assuntos pertinentes;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • Entrevistas com pessoas relevantes dentro do seu nicho;
  • Opiniões de clientes sobre os produtos ou serviços da sua empresa;
  • E-books (Livros digitais com informações mais aprofundadas).

Como elaborar conteúdos em blog para empresas?

A elaboração de conteúdos para blogs corporativos também desperta muitas dúvidas. Quais são os melhores assuntos para tratar? E quais práticas podem ajudar a alcançar os melhores resultados? Confira algumas dicas que podem ajudá-lo:

  • Escolha assuntos que gerem interesse. O principal objetivo de um blog para empresas é despertar o interesse do seu público. Por isso, os assuntos escolhidos precisam resolver problemas e tirar dúvidas – possuindo relação direta com os tópicos mais procurados pela sua audiência no Google;
  • Saiba quando falar da sua empresa. Muitos empreendedores desejam falar sobre a sua empresa e produtos em todas as publicações do blog, porém essa é uma estratégia que costuma afastar o público. Deixe para focar nos produtos ou serviços da sua organização apenas em postagens específicas. Primeiro, ganhe a confiança do seu leitor;
  • Utilize técnicas de SEO. As técnicas de SEO permitem a otimização do blog para os mecanismos de busca, aumentando as chances de que você seja encontrado pelos usuários;
  • Explore os hiperlinks. Outra dica para a elaboração de conteúdos é explorar o uso de hiperlinks para levar o leitor a outros artigos dentro do seu blog. Essa medida contribui para gerar mais tráfego na página;
  • Interaja com o público. Utilize o espaço para comentários para responder os seus leitores e aproximar ainda mais a sua empresa do público;
  • Divulgue o seu conteúdo nas redes sociais. Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram. Avise aos seus leitores sempre que você criar novas publicações.

Como o blog consegue gerar vendas?

Mas afinal, como um blog para empresas consegue gerar vendas na prática? Já falamos sobre as melhores práticas para publicar conteúdos interessantes nessa página. Agora é hora de entender como isso tudo reflete nas vendas da sua empresa.

Para isso, vamos falar sobre tudo o que um blog corporativo proporciona para o seu negócio. Vamos lá?

  • Geração de tráfego. Uma das principais vantagens de manter um blog corporativo sempre atualizado é o grande aumento do tráfego de visitantes. Os motores de busca dão prioridades para páginas com atualizações frequentes e os leitores gostam de novidades;
  • Início de boas relações. O blog é uma ferramenta para o fornecimento de informações e interação com o público – o que possibilita o início de boas relações com os leitores;
  • Construção de autoridade. Conforme você vai atualizando o seu blog com informações úteis, é construída a autoridade da sua marca – mostrando ao público que você possui domínio sobre aqueles assuntos. Isso faz com que as pessoas confiem em você para tomar uma decisão.
  • Ganho de posições nos mecanismos de busca. Um blog para empresas, quando bem utilizado, possibilita o ganho de posições nos mecanismos de busca.Isso faz com que você seja mais facilmente encontrado pelos visitantes;
  • Educação do consumidor. As informações transmitidas no blog corporativo ajudam a educar o seu consumidor em relação ao seu produto ou serviço – facilitando no momento de fechar uma venda;
  • Conversão de leads em clientes. A finalidade disso tudo é gerar vendas, certo? O conjunto desses ganhos permite que você seja mais efetivo em converter leads em clientes – potencializando as vendas da empresa.
  • Aquisição de informações dos prospectos. Quando você oferece materiais mais aprofundados, como eBooks, por exemplo, é possível solicitar dados dos seus visitantes, como o e-mail e, assim, estruturar uma lista de e-mails para envio de conteúdos e promoções, por exemplo.

Posso criar um blog gratuitamente?

É possível criar um blog para empresas de forma gratuita através de diversas ferramentas disponíveis na internet. Entretanto, o barato pode sair caro nesse momento – pois a efetividade de um blog corporativo inicia na imagem transmitida ao público que acessa a sua página.

Geralmente, a criação gratuita de um blog requer a escolha de modelos de layout prontos e não dão a liberdade de personalizar com a cara da sua empresa. Isso pode transmitir uma imagem de amadorismo e afastar uma parte do público que não sente confiança na sua marca.

Por que contar com uma agência para criar o meu blog?

Uma agência especializada pode contribuir positivamente para o sucesso do seu blog corporativo. É possível criar um layout que estimula uma boa experiência do cliente e ficar longe dos modelos prontos – criando uma boa imagem logo no primeiro acesso.

Além disso, uma empresa especializada pode cuidar do calendário editorial e usar expertise em marketing de conteúdo para gerar leads e resultados em vendas. É uma ótima forma de otimizar os resultados obtidos em suas ações digitais.

Marketing de conteúdo: uma tendência no Brasil

Não é a toa que muitos empresários têm adotado a estratégia de blog para empresas. A adesão pelo marketing de conteúdo por parte das empresas brasileiras é cada vez maior. De acordo com a pesquisa Content Trend, 71% das empresas adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo e 58,3% pretendem adotá-la. Esses dados ajudam a mostrar o número de negócios interessados pela publicação de artigos nos seus blogs para gerar tráfego e clientes.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Então, o que está esperando para começar a criar o seu blog e investir em marketing de conteúdo? O que acha de uma consultoria de marketing digital gratuita? Solicite o seu diagnóstico agora mesmo!