Chatbot: o que é e como esses assistentes podem ajudar no seu atendimento?

Chatbot: o que é e como esses assistentes podem ajudar no seu atendimento?

O chatbot é uma ferramenta que surgiu para revolucionar o atendimento ao cliente. Você já enviou uma mensagem para uma empresa e obteve uma resposta imediata para o seu problema? Ou então notou apenas depois de várias mensagens que estava conversando com um bot?

A tecnologia está em evolução constante e os bots que respondem automaticamente as mensagens enviadas para uma empresa são cada vez mais efetivos. Não falamos de uma troca de mensagens robotizada e repleta de falhas, e sim de bots que conseguem compreender o que o cliente deseja.

O chatbot tem o objetivo otimizar o atendimento ao cliente. Com ele, uma empresa consegue diminuir o tempo de resposta, entregar informações de forma clara e aumentar a satisfação de todos os interessados – contribuindo para a geração de leads e aumento das vendas.

Com o desenvolvimento da inteligência artificial, é possível obter um ótimo assistente de atendimento que funciona de forma automatizada. Neste artigo, veremos tudo o que você precisa saber sobre a utilização do chatbot. Confira!

O que é um chatbot?

O chatbot pode ser conceituado como um programa de computador que responde automaticamente as mensagens dos usuários. Entretanto, esses softwares podem ir muito além de mensagens prontas que transparecem serem mensagens prontas e automáticas.

O mundo passa por uma grande transformação digital que afeta diversas áreas de uma empresa – desde os processos internos até a forma como ela se relaciona com seus clientes. O chatbot utiliza os avanços tecnológicos para facilitar o atendimento ao cliente.

Uma grande empresa recebe centenas de mensagens em suas caixas de entrada todos os dias. Em vez de contratar diversos profissionais para responder todos esses contatos, é possível utilizar um chatbot para resolver grande parte dessas demandas – e diminuir a necessidade da interferência humana no processo.

Os bots mais avançados possuem uma inteligência artificial de ponta e conseguem aprender com cada conversa, melhorando constantemente a interação com o público. Não é necessário se basear apenas em perguntas e respostas pré-definidas, é possível desenvolver um diálogo que contribui para a criação de um bom relacionamento.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

A inteligência artificial está disponível para todas as empresas?

Você já se perguntou como o Google sempre sabe o que você está procurando? A inteligência artificial não é uma tecnologia de filmes de ficção científica, em que vemos robôs que ganham vida. Diversos softwares que fazem parte de nossas rotinas possuem inteligência artificial para serem mais assertivos.

Hoje, essa tecnologia está disponível para todas as empresas que desejam utilizá-la. Existem diversas ferramentas disponíveis na internet que utilizam a inteligência artificial para alcançar os seus objetivos – e o chatbot é um ótimo exemplo disso.

Você pode facilmente começar a utilizar um sistema de perguntas e respostas prontas para agilizar um atendimento, com uma comunicação no estilo “digite 1 para confirmar ou digite 2 para voltar ao menu inicial”.

Além disso, essa mesma tecnologia pode ser usada para explicar conceitos mais complexos e solucionar dúvidas pontuais dos usuários.

Quais as principais vantagens de contar com um bot?

Utilizar um bot que auxilia o atendimento ao cliente possui diversas vantagens que impactam na otimização dos processos internos e na satisfação entregue ao usuário.

Confira quais são os maiores ganhos que você pode obter utilizando um chatbot:

  • Facilitação do processo de atendimento. Todo o processo de atendimento sai ganhando com o uso do chatbot. É possível reduzir o tempo de espera do cliente, configurar diversas aplicações (desde a solução de dúvidas até a automação de vendas), personalizar a comunicação de acordo com o tom da empresa, ser sempre amigável (afinal, um bot não possui dias em que está mal humorado) e se adaptar para promover a qualidade no atendimento.
  • Geração de leads e segmentação. Os chatbots podem ser configurados para auxiliar na geração de leads e segmentação do público – podendo, inclusive, ser integrados com a RD Station.
  • Automatizar as vendas. Os bots também podem ser utilizados para levar um lead até o fechamento de uma venda. Quanto mais fácil for o processo para finalizar um negócio, maiores são as chances de que o consumidor chegue até o fim da operação.

Como usar um bot na minha empresa?

Já vimos que o chatbot está disponível para todas as empresas, mas como será que isso pode ser colocado em prática? Para todos aqueles que não dominam a programação, existem diversas opções de plataformas online que facilitam a criação de bots.

Entretanto, além de encontrar as ferramentas ideais para viabilizar o chatbot, é preciso fazer várias definições para que essa tecnologia seja utilizada de forma adequada:

  • Analisar oportunidades de marketing, vendas e automação que podem ser exploradas dentro da sua empresa com o chatbot;
  • Encontrar as principais situações em que um usuário envia mensagens para a sua empresa para definir os assuntos que o bot deve dominar;
  • Definir um fluxo de mensagens que é capaz de conduzir o público à solução dos seus problemas;
  • Estabelecer os limites de utilização do chatbot (apenas solução de dúvidas, preparo para atendimento humano, condução para vendas, etc).

Onde é possível aplicar os chatbots?

A aplicação mais popular dos chatbots é no Messenger, o aplicativo de troca de mensagens do Facebook. Quando o usuário envia uma mensagem para uma página empresarial, é enviada uma mensagem automática – que pode ser apenas um alerta de que ele será atendido em breve ou um diálogo para solucionar os seus problemas com o uso de um bot.

Além do Messenger, diversos outros aplicativos já utilizam essa tecnologia – como o Skype, Slack e Telegram. Outra possibilidade que pode ser explorada é a instalação de uma chatbox no seu website – uma pequena caixa que permite a troca de mensagens enquanto o usuário navega na sua página.

Quais as ferramentas de chatbots mais comuns?

Com a popularização do chatbot, o que não faltam são alternativas atraentes de ferramentas para as empresas. Veremos quais são as principais delas:

1. Manychat

manychat

2. Chatfuel

chatfuel

3. Chatclub

chatclub

3. Blip

blip

4.Dialogflow

dialogflow

Cada uma delas possui uma interface e funcionalidades diferentes, mas o objetivo é o mesmo: possibilitar a automatização das respostas para as empresas que desejam utilizar um chatbot. O investimento é bastante convidativo!

Acompanhe as tendências para alcançar bons resultados

O uso de bots para o atendimento já está se consolidando no mercado. Enquanto algumas empresas vivenciam todos os seus benefícios, outras ainda respondem todas as comunicações de forma manual. É preciso conhecer todas as possibilidades que podem ser exploradas para não ficar para trás dos seus concorrentes.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Quer receber dicas como esta diretamente no seu e-mail? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do marketing!