7 exemplos de planos de marketing prontos para você se inspirar e usar

exemplos de planos de marketing

Conhecer alguns exemplos de planos de marketing é uma ótima forma de se inspirar para aplicar ações que geram bons resultados na sua empresa. Para dar certo, o marketing deve ser planejado – conforme já analisamos aqui no blog.

Considerando essa necessidade de planejamento, compreender melhor as estratégias desenvolvidas por empresas de sucesso pode ser muito positivo.

Uma das principais dificuldades de quem está começando é estruturar todas as ideias que começam a surgir. Você consegue visualizar os resultados que deseja alcançar, mas não sabe como articular as ações que levam até esse resultado.

Então, nada melhor do que estudar alguns exemplos de planos de marketing de sucesso para extrair ótimas ideias!

Neste artigo veremos 7 exemplos de planos de marketing prontos para você se inspirar e usar. Confira.

7 exemplos de planos de marketing de sucesso

Separamos 7 exemplos de planos de marketing de sucesso para que você tenha uma base a ser seguida ao estruturar as suas ações de marketing digital. Entretanto, é importante frisar que não existe um modelo de plano de marketing que funciona para todas as empresas. É preciso adaptar as ideias para o contexto do seu negócio.

Um plano de marketing é o documento em que são estruturadas as ações necessárias para alcançar os objetivos da sua empresa com o marketing digital. Quando bem utilizado, o plano de marketing tem o potencial de maximizar os resultados obtidos pelo seu negócio com o público.

Veja 7 ótimas ideias de planos de marketing de sucesso que podem inspirá-lo na construção do seu plano:

#PlanodeMarketing 1: Shane Snow

O primeiro dos exemplos de planos de marketing que vamos analisar é o lançamento do livro Dream Team, de Shane Snow. O plano traçado pelo autor é baseado na geração de conteúdos na internet para aumentar a conscientização sobre seu livro.

Snow fez com que mais pessoas se inscrevessem para receber seu conteúdo, converteu mais inscritos em compradores e estimulou mais clientes a recomendarem seu livro para os amigos.

Para isso, ele usou uma cascata da estratégia de conteúdo (Content Strategy Walterfall) – que é um sistema linear e sequencial de planejamento:

Content Strategy Walterfall

Com essa estratégia, Shane Snow conseguiu planejar e executar as suas ações de marketing de conteúdo com consciência total de todo o processo e investindo os seus recursos da melhor forma.

#PlanodeMarketing 2: Contently’s Content 

O plano de marketing utilizado pela Contently prevê o aproveitamento da sua campanha de marketing anterior para conduzir a próxima. Para que isso funcione, basta que exista uma energia inicial para colocar as engrenagens em movimento: a produção de conteúdos.

Com uma estratégia de produção de conteúdos em que todos os materiais estão interligados e incentivam os usuários a continuarem navegando, a empresa consegue tirar o fardo de aplicar novas estratégias a cada campanha de marketing individual.

Em vez disso, seus esforços anteriores ganham força ao longo do tempo e é criada uma energia contínua através de todas as publicações.

#PlanodeMarketing 3: Forbes

A Forbes publicou um modelo de plano de marketing que acumulou quase quatro milhões de visualizações desde o final de 2013. Para ajudá-lo a esculpir um roteiro de marketing com visão real, seu modelo ensina como preencher as 15 seções principais de um plano de marketing, que são:

  • Sumário executivo;
  • Clientes alvo;
  • Proposta única de venda;
  • Estratégia de Preços e Posicionamento;
  • Plano de Distribuição;
  • Suas ofertas;
  • Materiais de marketing;
  • Estratégia de promoções;
  • Estratégia de marketing online;
  • Estratégia de Conversão;
  • Joint Ventures e Parcerias;
  • Estratégia de referência;
  • Estratégia para aumentar os preços das transações;
  • Estratégia de Retenção;
  • Projeções financeiras.

Para as empresas que estão perdidas sobre onde começar com um plano de marketing, esse guia pode ser muito útil como auxílio para definir seu público-alvo, descobrir como alcançá-lo e garantir que esse público se torne um cliente fiel.

#PlanodeMarketing 4: Buffer’s

Ao examinar incontáveis ​​modelos de estratégia de marketing de conteúdo e testar os melhores, a Buffer’s criou um modelo de plano de marketing de conteúdo com instruções e exemplos para profissionais de marketing que nunca documentaram sua estratégia de conteúdo.

As informações que estão inclusas no modelo de plano de marketing do Buffer incluem: resumo executivo, metas de marketing de conteúdo SMART, criação de personas, pesquisa de concorrentes, avaliação de estratégias, definição dos melhores tipos de conteúdos, estabelecimento de um calendário editorial, entre outras.

#PlanodeMarketing 5: Hubspot

A HubSpot é uma grande referência global de marketing digital. Com base nas lições aprendidas pela empresa ao longo de anos de atuação, foi desenvolvido um post para ensinar os profissionais de marketing a desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida, independentemente do tamanho da equipe.

Esse é um dos exemplos de planos de marketing que trabalha com diversas informações muito úteis: como estruturar uma equipe de marketing de conteúdo, ferramentas de marketing recomendadas, escolha dos conteúdos certos para o seu público, a importância da distribuição do conteúdo, métricas comendadas para avaliar os resultados, entre outras.

Trata-se de um ótimo ponto inicial para começar o seu plano de marketing de conteúdo – mas para entregar realmente o que seu público quer e precisa, você provavelmente precisará testar algumas ideias diferentes, avaliar seu sucesso e refinar suas metas à medida que você avançar.

#PlanodeMarketing 6: Palo Alto

A Palo Alto é uma empresa norte-americana que vende modelos e serviços de planeamento de negócios online – possuindo mais de 500 modelos de planos de negócio e de marketing.

Trata-se de um daqueles exemplos de planos de marketing que estimulam o profissional a questionar toda a estrutura da empresa – e não apenas a execução das ações de marketing. É preciso compreender claramente o funcionamento de toda a organização para acertar na abordagem feita ao cliente.

#PlanodeMarketing 7: Blue Wire Media

O modelo de plano de marketing proposto pela Blue Wire média foge do plano clássico e é destinado apenas a negócios digitais. Ele possui um design intuitivo que permite a visualização de diversas informações fundamentais para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

A sua estrutura é dividida em diversas perguntas:

  • Quem é a sua persona?
  • Quais são os problemas que você pode solucionar e ações que você gostaria que fossem executadas?
  • Por que a sua empresa é marcante?
  • Onde estão os seus clientes?
  • Como você pode colocar as suas estratégias em prática?
  • Quando você deve executar as ações?

Está preparado para aplicar os exemplos de planos de marketing?

Ao longo deste artigo abordamos diversos exemplos de planos de marketing que podem ser adaptados para a realidade do seu negócio. Lembre-se que o planejamento das ações de marketing não é uma receita de bolo. É necessário fazer um estudo personalizado para compreender as melhores alternativas para a sua empresa.

Foi ótimo dividir as minhas experiências. Já que está prestes a criar o seu planejamento de marketing, o que acha de contar com a nossa expertise? Basta solicitar um diagnóstico gratuito que entramos em contato com você.