Facebook F8: confira as novidades apresentadas na conferência deste ano

facebook f8

Facebook F8, como era de se esperar, trouxe várias novidades neste ano.

Costumo acompanhar as mudanças anunciadas por Mark Zuckerberg desde que entrei de cabeça no mundo do Marketing Digital e isso sempre me ajudou a explorar as novas ferramentas e falar sobre elas em primeira mão para os meus clientes.

A Conferência Anual do Facebook reuniu uma atenção ainda maior do público por conta da polêmica envolvendo a Cambridge Analítica e o vazamento de dados pessoais.

Contornando essa situação, nosso brother Mark deu sinais de que continua comprometido com o desenvolvimento das suas ferramentas e apresentou diversas novidades.

Neste artigo, compilei as principais mudanças divulgadas no Facebook F8 para que você fique por dentro de todas elas.

Confere aí!

O que é o Facebook F8?

O Facebook F8 é uma conferência anual que acontece em San Francisco, desde o ano de 2007. O evento reúne desenvolvedores e empresas interessados em compreender os avanços em tecnologia nas mídias sociais em dois dias repletos de atividades diferentes.

Além disso, é nessa conferência que são anunciados os novos produtos e inovações do Facebook – que também envolvem Instagram, Whatsapp e Messenger.

Neste ano, as novidades ficaram por conta do anúncio de um novo aplicativo de encontros ligado ao Facebook, novos recursos de chamada de vídeo no Instagram e Whatsapp, entre outras novidades que veremos a seguir.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Quais as novidades do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger divulgadas por Mark Zuckerberg?

Imagine que você seja o capitão de um navio que tem a oportunidade de descobrir quais são os próximos destinos e ferramentas à disposição antes dos demais capitães. Essa é uma grande vantagem para que você comece a planejar a sua viagem da melhor forma possível, não é?

Acredito que estudar as novas ferramentas que surgirão no mercado segue essa mesma lógica para os profissionais de marketing digital.

Conhecer quais são os recursos que você pode explorar nos próximos meses permite que sejam criadas novas estratégias desde agora – antecipando-se à concorrência.

Veja quais foram as novidades do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger divulgadas por Mark Zuckerberg na conferência Facebook F8:

1. Clear History

Depois de toda a polêmica envolvendo o vazamento de dados dos usuários do Facebook, Mark Zuckerberg anunciou em seu perfil pessoal no Facebook que a empresa está trabalhando em uma ferramenta que permite limpar o histórico de navegação na Rede Social.

Entretanto, esse novo recurso deve estar disponível apenas em alguns meses. A função de limpar o histórico permitirá que os usuários excluam as informações da conta compartilhadas com sites e aplicativos que enviam informações do Facebook quando são usados.

Além disso, os usuários também terão a opção de desativar o armazenamento dessas informações pelo Facebook no futuro.

2. Aplicativo de Encontros

Apesar de esse não ser o foco do Facebook atualmente, na conferência Facebook F8 foi anunciado que a empresa lançará uma ferramenta de encontros para casais. O objetivo é superar o Tinder – o principal aplicativo utilizado para ajudar pessoas a encontrar novos relacionamentos.

O aplicativo ainda não possui uma data de lançamento, mas já sabemos algumas informações sobre ele. Não se trata de algo independente do Facebook, mas sim uma ferramenta que pode ser incorporada ao perfil dos usuários que desejam utilizá-la.

Os usuários poderão criar um perfil de namoro, que é separado do perfil “regular”. Depois de criado o perfil, o Facebook recomendará possíveis correspondências, com base em preferências de namoro, amigos em comum, interesses compartilhados, etc.

Um dos seus grandes atrativos é a possibilidade de encontrar outras pessoas por meio de interesses semelhantes – com o uso de grupos ou eventos. Além disso, ficou claro que os amigos do Facebook não terão acesso às interações realizadas pelas outras pessoas dentro do recurso de namoro.

3. Chat em vídeo no Instagram

Nos próximos meses, o Instagram terá um novo recurso de bate-papo por vídeo para permitir que os usuários se conectem em vídeo em tempo real. Essa ferramenta estará disponível no sistema de mensagens diretas do aplicativo e está atualmente em fases de teste.

Além disso, o Instagram também terá outras novidades anunciadas no Facebook F8:

  • Renovação do feed “Explorar”, com a organização do conteúdo sugerido em canais de tópicos relevantes;
  • Plataforma de câmera AR para a criação de conteúdos com realidade aumentada;
  • Facilidade no compartilhamento de conteúdos de outros aplicativos no Instagram Stories – como as músicas do Spotify ou as imagens de uma GoPro.

4. Chamadas de Vídeos em Grupo no WhatsApp

Um dos recursos mais aguardados para o WhatsApp finalmente foi anunciado: as chamadas em vídeo. Nos próximos meses, será lançada a funcionalidade de videochamadas em grupos, permitindo que os usuários conversem com mais de uma pessoa ao mesmo tempo por vídeo.

5. Novidades na Comunidade de Desenvolvedores do Facebook

Outro anuncio feito na conferência Facebook F8 foi em relação à comunidade de desenvolvedores do Facebook. A empresa afirmou que está aperfeiçoando suas políticas e programas para a comunidade de desenvolvedores – com uma reabertura no processo de revisão de aplicativos. O objetivo das mudanças é ampliar o processo e garantir mais valor, transparência e confiabilidade a cada uma das APIs.

6. Ferramenta de Tradução do Messenger

O Facebook Messenger indicará sugestões de traduções para ajudar compradores e vendedores de diferentes nacionalidades a se comunicarem no Marketplace – que é a ferramenta do Facebook para a compra e venda de produtos localmente.

O funcionamento da ferramenta será bem simples: quando as pessoas se conectam pelo Marketplace e recebem uma mensagem em um idioma diferente do idioma padrão do Messenger, é perguntado se elas desejam que seja realizada a tradução para a sua língua. Show, né?

Facebook F8: uma amostra das novas tendências do mercado

O Marketing Digital está em evolução contínua e novas ferramentas surgem a todo instante, certo? Devemos sempre acompanhar as novidades sobre mídias sociais e aplicativos para continuar oferecendo o que existe de melhor para os seus clientes – potencializando os resultados alcançados.

E então, você curtiu as novidades anunciadas no Facebook F8? Quais dessas novas ferramentas chamou mais a sua atenção? Deixe o seu comentário!