Afinal, a fórmula de lançamento do Érico Rocha funciona mesmo?

fórmula de lançamento

Se você busca por informações sobre empreendedorismo e marketing digital na internet, certamente já ouviu falar sobre a fórmula de lançamento, não é? Mais do que isso: são grandes as chances de que você veja Érico Rocha em diversas ações de remarketing enquanto navega em outras páginas.

Essa é a essência da fórmula de lançamento. Com tanta exposição sobre essa estratégia de sucesso, é muito comum que o público fique empolgado com a perspectiva de obter grandes ganhos em pouco tempo.

Por conta de todas as promessas feitas em torno da fórmula de lançamento, pode ser difícil enxergar como as outras ações de marketing digital podem alcançar resultados semelhantes. Neste artigo veremos o que é a fórmula de lançamento e como ela realmente funciona.

O que é a fórmula de lançamento, afinal?

Você já viu aquelas ações das lojas de departamento em que o estabelecimento fica fechado durante vários dias e são anunciadas muitas ofertas imperdíveis na sua reabertura – reunindo uma legião de pessoas fazendo fila em frente ao estabelecimento?

Ou então o tamanho das filas que são formadas em frente às lojas no lançamento de determinados produtos, como um novo modelo de iPhone?

A fórmula do lançamento segue essa mesma lógica: criar uma grande expectativa no público e concentrar um grande número de vendas em um pequeno período. É dessa forma que acontecem os famosos “lançamentos de 7 dígitos” que são tão divulgados nos materiais sobre o método.

Toda a estratégia gira em torno dos infoprodutos, que são produtos em formato digital que podem ser facilmente distribuídos para o público sem muitos custos – como cursos online, e-books e outras ferramentas digitais. Dessa forma, não existe um fator limitador no número de produtos que podem ser vendidos.

Além disso, o público não precisa aguardar durante horas em uma fila para comprar uma nova televisão. Todas as pessoas interessadas em um curso online podem comprá-lo simultaneamente em poucos minutos. Com baixos custos e um grande público interessado, é fácil entender o sucesso da fórmula de lançamento, não é?

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Todo mundo quer ganhar dinheiro na internet

É justamente por conta dessa aparente facilidade em ganhar muito dinheiro que a fórmula de lançamento se tornou tão popular entre o público. O alvo dos anúncios são pessoas que desejam ganhar dinheiro na internet. Ou seja: grande parte das pessoas.

Utilizando vários gatilhos mentais, a fórmula de lançamento é vendida como um método único que permite que essas pessoas alcancem o sucesso em poucos meses – gerando um faturamento milionário apenas explorando a internet. Com uma promessa dessas, é difícil não despertar o interesse dos usuários.

Você já ouviu a palavra do Érico Rocha hoje?

Érico Rocha é o grande embaixador da fórmula de lançamento no Brasil. Você certamente já viu vários dos seus vídeos enquanto navegava pela internet não é? Isso acontece porque a fórmula é baseada em gerar um tráfego imenso de potenciais interessados na aquisição da solução e são investidos milhões de reais na divulgação.

As estratégias que mais se destacam quando falamos sobre a fórmula de lançamento são o processo de evangelização, o marketing motivacional e de afiliados. Existe uma legião de seguidores fiéis da fórmula de lançamento que espalham depoimentos falando sobre o sucesso que alcançaram com esse método pela internet – criando ainda mais confiança no público.

Como funciona a estratégia, na prática?

O grande trunfo da fórmula de lançamento é reunir o maior número de potenciais clientes que aguardam a data do lançamento do infoproduto para comprá-lo. Trata-se de uma forma de garantir que existem clientes antes mesmo que o produto esteja disponível para a compra.

Para conseguir colocar isso em prática, a fórmula de lançamento funciona da seguinte forma:

  1. É criada uma página de captura, que tem o objetivo de obter os dados dos interessados no infoproduto;

  2. São executadas diversas ações para gerar tráfego na página de captura: criação de conteúdos, divulgação de vídeos, afiliados, mídias pagas, etc;

  3. Após fazer o cadastro na página de captura, o usuário passa a receber diversos materiais informativos que têm o objetivo de conduzi-lo por um funil de lançamento;

  4. São executadas outras ações para criar um efeito viral e criar ainda mais expectativa sobre o lançamento – como webinários ao vivo;

  5. Depois de gerar um grande número de interessados, a data de lançamento é informada por e-mail. Geralmente é explorado o gatilho mental da escassez ao informar que o acesso ao produto é limitado;

  6. Finalmente é lançado o infoproduto. É apenas nesse momento em que o produto é completamente apresentado – com preço, condições de venda, bônus, garantias e vários outros estímulos para que seja tomada a decisão de compra;

  7. Ao longo do período em que o infoproduto está a venda, são enviados diversos e-mails estimulando os usuários a realizarem a compra o quanto antes para não perderem a oportunidade.

Existem outras alternativas para lançar produtos ou serviços na internet?

Apesar de ser vendida como uma fórmula revolucionária para obter resultados positivos, a verdade é que a fórmula do lançamento representa apenas uma das alternativas para lançar produtos ou serviços na internet. Existem diversas outras alternativas dentro do marketing digital que podem apresentar resultados muito consistentes.

  • Product Launch Formula x Fórmula de Lançamento. O Product Launch é a versão original da fórmula de lançamento, que foi lançada por Jeff Walker nos Estados Unidos. A sua versão adaptada para o Brasil é essa que é promovida por Érico Rocha.

  • Fórmula de Lançamento x Inbound Marketing. É inegável que o sucesso da fórmula de lançamento está no relacionamento com o público. É construída uma grande relação que inicia meses antes da venda efetiva do produto ou serviço, não é? O Inbound Marketing é a estratégia de marketing que possui ações voltadas para a construção de bons relacionamentos que resultam em vendas – sem a necessidade de existir o lançamento de um infoproduto.

  • Fórmula de Lançamento x Marketing Digital. Todas as ações da fórmula de lançamento somente são possíveis por conta da internet e do marketing digital. Entretanto, não é preciso utilizar a fórmula de lançamento para alcançar bons resultados com o público no mundo digital.

  • Fórmula de Lançamento x Google Ads. Conforme abordamos anteriormente, a geração de tráfego é uma etapa fundamental dentro da fórmula de lançamento. Para isso, a mídia paga exerce um papel muito importante – que também pode ser aplicado para atrair o público de empresas de todos os segmentos.

1 ano de vendas em 7 dias… Isso funciona mesmo?

Mas então, será que a fórmula de lançamento realmente funciona? A promessa é que você consiga fazer 1 ano de vendas em apenas 7 dias, mas a verdade é que as ações para que isso se torne possível começam muito antes. É necessário trabalhar ao longo de vários meses (ou anos) para gerar o tráfego necessário para alcançar um lançamento tão satisfatório.

Além disso, são diversos os fatores que influenciam para o sucesso (ou insucesso) de um lançamento – assim como acontece com qualquer outra empresa do mercado. O primeiro passo é oferecer um produto ou serviço de qualidade que realmente desperta o interesse do público. Apenas a partir disso será possível atrair um bom número de clientes.

Ou seja, a fórmula de lançamento realmente pode funcionar – mas isso não significa que seja uma fórmula mágica e nem que seja o único caminho para o sucesso. Assim como muitos empreendedores alcançam o sucesso com essa fórmula, inúmeros outros já conquistaram faturamentos milionários sem explorar esse método.

O segredo para o sucesso não está na fórmula utilizada!

O que muitos empreendedores não conseguem enxergar é que o segredo para alcançar o sucesso não está na fórmula utilizada, mas sim na experiência entregue ao consumidor. Com um produto de qualidade e estratégias de marketing digital bem estruturadas você pode alcançar resultados incríveis sem depender de fórmulas prontas.

Caso você tenha interesse em lançar um produto na web, ou até mesmo já está colocando estratégias digitais em prática, me permita fazer uma avaliação gratuita das suas ações de marketing digital. Topa levar o seu negócio para outro patamar?