Gestão de Redes Sociais: fazendo além do básico para gerar vendas

gestão de redes sociais

Você conhece a importância da gestão de redes sociais? Esses ambientes digitais estão entre as grandes tendências do momento quando falamos em marketing e vendas e a maioria das empresas já possui um perfil no Facebook, Instagram e Twitter. Porém, muitas delas não conseguem alcançar os resultados pretendidos.

Podemos nos deparar com conteúdos corporativos em toda parte. Existem informações disponíveis para todos os públicos – desde ideias de receitas veganas até ferramentas de fluxo de caixa para fotógrafos. É por isso que as empresas precisam ser cada vez mais específicas para atingir os seus clientes.

Porém, mesmo mantendo perfis ativos e publicações frequentes, por que todo esse esforço não é convertido em vendas? O segredo pode estar na gestão de redes sociais. Não basta publicar conteúdos para alcançar os resultados. Você precisa ter uma estratégia estruturada e pensada para gerar negócios.

Neste artigo veremos como você pode ir além do básico na gestão de redes sociais e gerar mais vendas. Confira!

Eu, social media

O social media é o profissional de marketing responsável pela gestão adequada das redes sociais. Entre as suas funções estão:

  • a criação de publicações;

  • interação com o público;

  •  solução de queixas e dúvidas;

  • análise dos resultados das campanhas;

  • monitoramento do comportamento dos consumidores;

  • desenvolvimento de anúncios pagos;

Entretanto, nem sempre é necessário contratar um profissional para executar todas essas funções. Você mesmo tem à disposição todas as ferramentas necessárias para gerenciar as suas redes sociais. Basta descobrir as melhores estratégias, dedicar um tempo diário para a atualização dos perfis e se dedicar para executar as ações dentro de um planejamento.

Definindo as redes sociais da minha empresa

A gestão de redes sociais inicia com a definição de onde a sua empresa precisa estar presente. Enquanto o Facebook é uma unanimidade entre empresas de todos os segmentos por conta do grande público, existem várias outras que também podem ser consideradas.

O segredo para ser bem-sucedido é estar presente nos mesmos ambientes que o seu público. Portanto, coloque-se no lugar do seu cliente e faça testes para encontrar os melhores ambientes digitais. Afinal, o que não faltam são opções: Instagram, Twitter, LinkedIn, Google+, Pinterest, Snapchat, entre outras.

Elaborando uma estratégia de gestão de redes sociais

Qual é o propósito da sua empresa nas redes sociais? Você deseja melhorar a percepção em relação à sua marca, facilitar a comunicação com o cliente, ampliar a visibilidade sobre os seus produtos, educar o consumidor ou fechar novas vendas?

Note que todos esses objetivos são muito positivos para uma empresa e refletem nos resultados de vendas – seja em curto ou longo prazo. Entretanto, essa definição é fundamental no momento de elaborar uma estratégia de gestão de redes sociais – afinal, é o seu objetivo que guiará o restante das ações.

O que e como publicar?

Depois de definir o objetivo da sua empresa, planeje quais são as ações que devem ser executadas para que ele seja alcançado. Grande parte desse planejamento envolve a definição do que e como publicar, certo?

As redes sociais permitem a publicação de textos, imagens, gifs, vídeos, enquetes, stories, links externos, arquivos, entre diversas outras formas de publicação. A sua escolha deve ser baseada exclusivamente nos gostos do seu público. O que o seu cliente ideal deseja acessar em suas redes sociais?

Além disso, você pode variar no formato de publicações para aumentar o engajamento e fazer novos testes. Explore postagens mais informais e outras que transmitam seriedade, aproveite as datas comemorativas, promova eventos, entregue informações relevantes e estimule a interação.

Devo usar ferramentas de gerenciamento de redes sociais?

Para otimizar os resultados obtidos, você pode apostar em ferramentas para a gestão de redes sociais. O que não faltam são opções que automatizam processos e aumentam a eficiência. Confira algumas delas:

  • Agendamento de publicações e monitoramento das redes sociais (Hootsuite, Buffer, Postcron);

  • Monitoramento e acompanhamento de métricas (Cyfe, Quintly, Mention);

  • Encontrar os conteúdos mais relevantes (Buzzsumo).

Qual a melhor forma de interagir com o público?

As redes sociais são sobre a interação com o público, certo? Imagine uma empresa que possui milhares de seguidores, mas não publica com frequência e nem costuma responder às interações. Os resultados obtidos por esse negócio tendem a ser muito fracos, não é?

Por outro lado, uma empresa que publica constantemente e procura responder aos comentários cria uma percepção muito melhor no público. O que realmente importa é fazer os seguidores sentirem que a sua empresa é sua parceira para todos os momentos – seja para interações informais ou para solucionar os seus problemas.

Como definir o meu tom de voz?

Outra das preocupações da gestão de redes sociais deve ser a definição do tom de voz. Imagine uma empresa de consultoria empresarial que se comunica através de memes ou então uma loja de roupas para adolescentes que publica apenas longos textos. Ambas empresas dificilmente conseguirão provocar engajamento do seu público, certo?

É preciso acertar no tom de voz para dialogar diretamente com o público. Nesse momento, ter um bom conhecimento sobre o seu cliente é fundamental para acertar – sem ser formal ou informal demais. Para ser mais assertivo na definição do tom de voz, a nossa dica é a criação de uma Buyer Persona. (Mostramos o passo a passo neste outro artigo).

Design realmente importa?

Uma pessoa que navega pela sua timeline do Facebook enxerga dezenas publicações por minuto. A maioria delas permanecem na sua tela por poucos segundos, enquanto aquelas que chamam a sua atenção podem provocar alguma reação – como uma curtida, comentário ou clique em link.

Portanto, um bom design pode ser o diferencial para que a sua publicação não seja ignorada pelo público. Uma imagem chamativa pode captar a atenção do usuário para a leitura do restante da postagem e também pode melhorar a percepção em relação à sua marca.

Como gerar vendas com as redes sociais?

As redes são um canal de relacionamento, não de vendas. Entretanto, é possível utilizar algumas estratégias para conduzir e estimular o público a fechar um negócio.

Através da geração de conteúdos úteis e relevantes para a audiência é criada uma percepção positiva em relação à sua marca, estimulando a confiança. É disso que você precisa para levar os seguidores a uma landing page para capturar leads ou então criar valor sobre os produtos de uma promoção.

Pense nas redes sociais como um meio de se relacionar e educar o seu público sobre aquilo que você vende. As pessoas estão cansadas de propagandas convencionais. Use as suas publicações para atrair o seu público para a página dos seus produtos e divulgar conteúdos úteis. Dessa forma, você diminui as objeções de vendas e prepara o público para fechar negócio.

Integração de estratégias: o caminho para o sucesso

O caminho para o sucesso na gestão de redes sociais é integrar estratégias. Site, blog e redes sociais podem trabalhar em conjunto e transformar o seu negócio em uma verdadeira máquina de vendas – possibilitando o crescimento da sua empresa.

Se o seu desejo é expandir a sua empresa e melhorar o índice de vendas, apenas manter perfis nas redes sociais definitivamente não é a melhor opção. Um perfil no Facebook é apenas a ponta do iceberg de uma estratégia completa e estruturada.

Então, gostou das nossas dicas sobre gestão de redes sociais? Temos um material, rico em detalhes, que pode te ajudar. O guia de Marketing Digital para Iniciantes está auxiliando diversos empresários a fazer negócios na web e pode servir para você também. Baixe agora mesmo!