Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

Uma das principais dúvidas no momento de criar um plano de investimento é decidir entre o Inbound Marketing e Outbound Marketing. Com abordagens diferentes, as estratégias, dependendo da necessidade do empresário, podem colher bons frutos.

A forma mais fácil de exemplificar a diferença entre o Inbound Marketing e Outbound Marketing é a comparação do novo versus o tradicional. No entanto, qual é o modelo mais indicado? Por incrível que pareça, não há uma resposta definitiva, pois, as duas estratégias podem ser igualmente eficazes se forem colocadas em prática da forma correta. Além disso, vai depender dos seus objetivos.

Neste post, você vai conhecer as diferenças entre o Inbound Marketing e Outbound Marketing, além dos motivos mais indicados para apostar em uma das duas estratégias ou, até mesmo, em ambas.

Inbound Marketing

Se você deseja utilizar uma estratégia que atraia atenção dos clientes sem ter de apostar em uma abordagem mais agressiva, como a utilização de telemarketing, por exemplo, aposte no Inbound Marketing.

O Inbound Marketing tem sido a forma mais escolhida de muitos empresários para promover a sua marca. Isso ocorre porque ele faz com que os clientes e potenciais clientes encontrem com facilidade o site de uma empresa por meio da geração de conteúdo, que é muito valorizada pelos consumidores.

As estratégias mais indicadas para o Inbound Marketing são o e-mail, as técnicas de SEO, as mídias sociais e os blogs.

Tenha um bom e-mail marketing

A maior parte das compras são fechadas por meio dessa opção, pois um bom e-mail marketing provoca um crescimento considerável para uma empresa e, por conta disso, é a base de qualquer negócio.

Invista em técnicas de SEO e em mídias sociais

As técnicas de SEO auxiliam na otimização do site de sua marca e possibilitam um melhor posicionamento do seu site nas buscas orgânicas. Já as mídias sociais são o contato direito com o público e conseguem espalhar de forma eficiente e rápida mensagens valiosas e de conteúdo.

Aposte na criação de um blog

A criação de um blog é uma forma interessante de se comunicar com o público e que faz com que leitores de primeira viagem acessem seu site várias vezes. Se você tem um conteúdo interessante, tenha certeza que conquistar um cliente é muito mais fácil.

Outbound Marketing

Com a internet sendo utilizada para conquistar novos clientes e, principalmente, para colocar as estratégias do Inbound Marketing em prática, muitos acreditam que o Outbound Marketing está ultrapassado. Por incrível que pareça, essa prática ainda é usada por muitas empresas.

Apesar de ser realizada a longo prazo, com uma estrutura maior e ser mais cara, estratégias como telemarketing e promotoria de vendas podem ser muito eficientes. A principal vantagem de apostar no Outbound Marketing é conseguir montar o seu banco de dados, que ocorre por meio de cadastro nos pontos de vendas.

Quando o banco de dados está montado, é possível apostar nas vendas. No entanto, o nível de rejeição, em comparação ao Inbound Marketing, costuma ser muito grande. Porém, há algumas formas eficientes de conquistar bons resultados com o Outbound Marketing: geração de leads, cold calls e mala direta.

Geração de leads

Para que a tática de geração de leads seja eficiente, é preciso buscar dados em tempo real e identificar os segmentos do mercado que são mais atrativos. Depois de coletadas, essas informações devem ser encaminhadas para o departamento pessoal.

Cold calls e mala direta

Para que o cold calls seja aplicado, crie roteiros customizados, levando em consideração o segmento em que sua empresa atua e entre em contato com os clientes. Já a mala direta é utilizada para enviar anúncios e ofertas específicas para os consumidores.

Inbound Marketing X Outbound Marketing

O Inbound Marketing e Outbound Marketing são formas eficientes de atrair os clientes e podem ser colocadas em prática, dependendo da necessidade de sua empresa. No entanto, o Inbound se mostra mais vantajoso por causa do menor custo, menor rejeição e por seu funil, composto por planejamento, alcance, ação, conversão e engajamento do público-alvo.