Inbound Sales: entenda como funciona essa estratégia de vendas!

Inbound Sales: entenda como funciona essa estratégia de vendas!

Seja no seu ambiente de trabalho ou em um momento de lazer, você já se sentiu incomodado por ser interrompido por uma empresa que estava tentando vender seus produtos ou serviços? Por mais cordial que seja, a forma e o momento com a qual as empresas abordam seus consumidores nem sempre é a mais adequada. Em vez de conquistá-los, essas situações podem afastar ainda mais os clientes de uma organização. É por isso que, no Inbound Sales, o processo de abordagem ocorre de maneira diferente e bem mais eficaz.

O que é Inbound Sales?

O Inbound Sales é caracterizado como o conjunto de ações que aproximam o consumidor dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa de forma mais natural, sem a necessidade de uma abordagem agressiva, invasiva ou insistente demais.

A forma como o Inbound Sales faz com que os consumidores encontrem sua empresa se dá por meio de blogs, e-books, e-mail marketing, redes sociais, vídeos, podcasts e outras estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo.

O foco do Inbound Sales está diretamente em cada comprador, pensando de maneira individual. As estratégias por trás do Inbound Sales visam suprir as necessidades do comprador, esclarecer suas dúvidas, amenizar suas dores e resolver seus problemas.

Em vez de colocar seu time de vendas para ir atrás dos consumidores, o Inbound Sales permite que os leads façam isso por você.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Qual a relação entre o Inbound Marketing e o Inbound Sales?

Para que as estratégias do Inbound Sales funcionem, você precisará investir em Inbound Marketing. É ele que vai criar os conteúdos relevantes que direcionarão os leads por um funil de vendas com o objetivo de tornar essa pessoa cada vez mais preparada para adquirir seus produtos ou serviços.

É o Inbound Marketing que fornece o conteúdo perfeito para as pessoas no momento certo em que elas precisam.

Como implementar o Inbound Sales na sua empresa?

Mudar a maneira tradicional como a sua empresa vende seus produtos e serviços é algo que prepara para uma nova realidade, expandindo seu negócio. Veja agora como fazer a implementação do Inbound Sales na sua empresa:

1. Jornada de compra

Nesse primeiro momento, você precisa entender qual é a jornada de compra que os leads do seu site fazem. Entenda que esse processo precisa contemplar três etapas: aprendizado, consideração e decisão.

O aprendizado serve para que o lead entenda qual problema dele precisa ser resolvido ou o objetivo a ser alcançado. Na fase de consideração, o lead já sabe qual é o problema e está em busca de uma solução para ele. Nesse momento, ele está avaliando as opções encontradas e está em dúvida sobre qual vai escolher. Já na fase de decisão, o lead determinou sua escolha e está pronto para efetuar a compra.

2. Processo de venda

Sabendo qual é a jornada de venda que o lead vai percorrer, chegou o momento de determinar o processo de venda — este dará suporte ao cliente ao longo do caminho. O processo de venda, em Inbound Sales, é dividido em quatro etapas: identificar, conectar, explorar e aconselhar.

3. Identificação

Quem é a persona que vai consumir seus conteúdos? A definição da persona é essencial para que você identifique quem são os seus compradores em potencial.

4. Conexão

Depois que a persona foi definida, existe a necessidade de se criar uma conexão com ela. É nessa etapa que os conteúdos relevantes feitos para ela serão produzidos. A comunicação precisa ser assertiva e eficaz.

5. Exploração

Aqui podem ser feitos os primeiros contatos entre o seu time de vendas e o lead. Defina os objetivos e mostre como a solução que possui é necessária para o seu lead.

6. Aconselhamento

Por meio de mensagens personalizadas, entre em contato com o seu lead para reforçar o valor de todo o conteúdo que lhe foi fornecido. É nessa etapa que você transformará um consumidor de conteúdo em seu cliente.

Agora que já sabe um pouco mais sobre Inbound Sales, assine a newsletter do nosso blog e receba todas as atualizações diretamente em seu e-mail!