Entenda o que são leads e porque sua empresa precisa gerá-los!

Entenda o que são leads e porque sua empresa precisa gerá-los!

Dentro do universo do marketing digital, uma frase ganha destaque: o que são leads?. Objetivo de muitas campanhas e combustível para o sucesso de algumas métricas, a geração de leads merece a atenção da sua empresa se o objetivo for atrair mais clientes e obter mais vendas.

Mas o que são leads e por que são tão comentados? Continue lendo e descubra o significado e a importância de gerá-los agora mesmo.

O que são leads?

Lead é toda pessoa que, de alguma forma, demonstrou interesse pelo que sua empresa tem a oferecer e que forneceu algum tipo de dado pessoal, como informações de contato. Um visitante do seu site que disponibilizou o e-mail para uma avaliação gratuita do serviço é um lead, assim como aquele que deixou um contato para falar com um vendedor.

Por causa disso, os leads são considerados oportunidades de negócio, uma vez que, se forem trabalhados corretamente, se transformarão em prospects e, futuramente, em clientes. Assim, o lead é o contato qualificado de um possível interessado pela sua empresa.

Como encontrar esse contato qualificado?

Se o lead é uma pessoa qualificada para o seu negócio, é preciso entender que algumas atitudes da sua empresa são capazes de despertar esse interesse. Um exemplo é quando a empresa vai lançar um produto e coleta o contato de possíveis interessados nesse lançamento. O mesmo vale para o oferecimento de promoções e descontos em troca desse contato.

Esses casos, entretanto, não são as únicas formas de adquirir leads. Investir no inbound marketing ― ou marketing de atração ― é uma forma de garantir a geração de contatos qualificados para o seu negócio.

Pode ser o caso de produzir conteúdo, como e-books que respondam dúvidas específicas do seu cliente. Em troca de acesso ao conteúdo gratuito, o cliente fornece suas informações de contato. A criação de um blog também pode gerar leads se houver um cadastro para recebimento de newsletter ― afinal, o cliente fornecerá o e-mail.

No geral, essas formas de captar os leads são chamadas de landing pages ou páginas de captura. Com os recursos certos, as pessoas enxergam um valor agregado em fornecer suas informações, permitindo uma interação direta com a marca.

Por que gerar leads?

Gerar leads significa gerar oportunidades de negócio. Mais do que isso, essa geração significa que o trabalho de conversão em vendas ― ou seja, de tornar a pessoa um cliente ― pode ser mais fácil. Com mais informações sobre o que a pessoa procura ou deseja, fica mais fácil atender a esses anseios específicos, diminuindo o esforço para o convencimento.

Mesmo os leads que possuam um interesse aparentemente mais remoto, podem ser convertidos em clientes. Para isso, é necessário adotar uma estratégia de inbound marketing eficiente que, além da geração, inclua a conversão desses leads. O mais comum é estabelecer um fluxo de nutrição, educando esse contato e fazendo com que, ao final, ele decida realizar a compra com a sua empresa.

Por isso, gerar leads é gerar uma base de contatos que são oportunidades de negócio. Também é possível utilizar essas informações obtidas para criar um perfil de consumo, uma persona para a sua empresa e para ajudar na segmentação de diversas campanhas, por exemplo.

Leads são oportunidades de negócio porque são potenciais clientes que forneceram informações pessoais valiosas. Para gerar leads é preciso convencer o cliente de que ele ganhará algo ao fornecer as suas informações e por isso o marketing de atração é tão efetivo. Como resultado, a empresa tem mais oportunidades de fechar vendas e, principalmente, pode fazer isso de maneira mais fácil, por se tratar de um contato qualificado.

Ainda tem alguma dúvida do que são ou da importância dos leads? Comente e participe com a sua opinião.