Orçamento de Marketing: aprenda a definir um para a sua empresa!

orçamento de marketing

A sua empresa já possui um orçamento de marketing? É cada vez maior o número de organizações que descobrem a importância de investir em marketing para potencializar os seus resultados, mas muitas delas pecam no momento de definir os recursos que serão destinados para essa finalidade.

Uma das situações mais comuns que eu noto no mercado é a empresa que busca dobrar resultados sem realizar investimentos financeiros equivalentes em marketing.

Torna-se muito difícil ser efetivo quando você não coloca em prática uma boa estratégia e nem explora as melhores ferramentas digitais – principalmente quando os seus concorrentes são mais eficientes em atrair o consumidor.

De acordo com a opinião de especialistas, o investimento ideal em marketing é de 6% a 12% do faturamento para empresas já consolidadas no mercado e de 12% a 20% para empresas iniciantes no mercado – que ainda não possuem credibilidade entre o público.

Entretanto, essas são apenas estimativas para um orçamento de marketing. Vários fatores influenciam nos valores investidos: faturamento, lucratividade, percepção de marca, concorrência, entre outros.

Cada empresa precisa realizar uma análise para entender as suas necessidades.

Neste artigo, você aprenderá como definir um orçamento de marketing para a sua empresa e potencializar os resultados na internet. Confira!

Por que fazer um orçamento de marketing?

O orçamento de marketing possui um objetivo muito simples: assegurar que os recursos da empresa sejam bem empregados e alcancem os melhores resultados com as ações de marketing. 

Quando você realiza investimentos em marketing, certamente espera pelos melhores resultados, não é? Sejam esses resultados relacionados à geração de leads, aumento das vendas, construção de autoridade no mercado, fidelização de clientes, entre outros objetivos.

Um bom orçamento de marketing garante que você invista o necessário para alcançar os seus objetivos, sem desperdício de recursos com ações que não trazem retorno.

Além disso, o planejamento financeiro dos investimentos com marketing também contribui para a segurança financeira de toda a empresa e permite que você faça o comparativo dos gastos planejados com os reais.

Como começar?

Mas então, por onde você deve começar para definir um orçamento de marketing para a sua empresa? Separei os principais aspectos que merecem a sua atenção nesse momento. Veja só:

Trace objetivos

Observo muitos empresários que limitam os objetivos das suas ações de marketing a “vender mais”. Entretanto, é preciso ser mais específico que isso para realmente alcançar bons resultados. Sem clareza de onde se quer chegar, é muito difícil otimizar o uso dos recursos disponíveis.

Os objetivos das ações de marketing podem estar relacionadas à geração de tráfego para o site, geração de leads, nutrição desses leads, upsells para clientes existentes, construção de autoridade no mercado, fidelização de clientes, entre diversos outros. Avalie qual é o objetivo que mais está alinhado com o que a sua empresa busca no momento.

Faça uma estimativa de valores

Um orçamento de marketing gira em torno dos valores financeiros que devem sair do caixa da sua empresa. Portanto, a estimativa de valores é uma etapa muito importante dentro desse processo.

Confira os principais métodos para realizar essa estimativa:

  • Encontre as ferramentas para alcançar o seu objetivo. O primeiro passo para estimar os valores investidos é descobrir com quais ferramentas e atividades será preciso gastar – levando em conta o objetivo traçado;
  • Use referências anteriores. Resgate os valores gastos com outras ações de marketing executadas em períodos passados para ter uma noção mais exata dos valores;
  • Faça cotações. Outra forma de facilitar o acesso às informações mais exatas sobre os valores necessários para executar as suas ações de marketing é fazer cotações com fornecedores e ferramentas;
  • Utilize uma margem de segurança. Mesmo com esse trabalho de estimativas, não deixe de considerar uma boa margem de segurança de 15% a 20% do valor total para evitar imprevistos.

Planeje as suas ações de Marketing

A definição sobre onde investir e quais canais utilizar para chegar ao público é fundamental para o sucesso de uma ação de marketing. Mas, mais do que isso, também é muito importante para definir o orçamento de marketing – que sofre uma grande variação de acordo com as estratégias utilizadas.

Com o surgimento do Marketing Digital, também foram criados inúmeros novos canais de comunicação. O ideal é fazer um teste de canais para avaliar quais trazem mais resultados para a sua empresa.

Para ajudá-lo no planejamento das suas ações de marketing, vou abordar um pouco sobre os principais canais para interagir com o público:

Outbound

O Outbound Marketing (também conhecido como marketing tradicional) reúne formas de prospecção ativa. Entre elas estão os comerciais na televisão, propagandas no jornal, outdoors, banners, telemarketing ou anúncios em vídeos do Youtube.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia baseada na criação de conteúdos relevantes para o seu público, apresentando diversos benefícios, como a geração de valor; aumento da visibilidade em mecanismos de busca (Google); construção de autoridade; e participação no processo de decisão de compra dos usuários.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é baseado na atração do público por meio de gatilhos, como CTAs e Landing Pages. A ideia é educar e criar relacionamento com os usuários que visitam o seu site e ainda não estão preparados para o momento da compra.

Mídia Paga

As mídias pagas são uma forma de investimento que potencializam as ações no mundo digital – como o Google Adwords ou o Facebook Ads. Ao pagar para impulsionar os seus conteúdos, é possível fazer com que eles alcancem um público ainda maior e gerem resultados mais eficientes para as suas ações.

Use dados estatísticos para tomar a sua decisão

Se você realiza um investimento de R$500,00 em ações de marketing e a sua empresa consegue atrair novos consumidores, aumentando o lucro em R$600,00, pode-se considerar que esse foi um bom investimento, não é?

Além do retorno financeiro imediato, as ações também podem contribuir para gerar novos leads que comprarão nos próximos meses e construir autoridade no mercado.

Entretanto, nem sempre é fácil visualizar os retornos obtidos com as ações de marketing. Acompanhar de perto os investimentos realizados e monitorar todos os resultados com base em dados estatísticos pode facilitar essa análise – realizando um exercício de melhoria constante para os próximos investimentos.

Lembre-se que o objetivo do orçamento de marketing é otimizar o uso dos recursos da empresa. Ou seja, você precisa buscar obter os melhores resultados investindo o mínimo possível para potencializar os resultados financeiros da organização.

Calcule o seu ROI (Retorno Sobre Investimento)

Nem sempre as ações de marketing são convertidas em resultados financeiros no curto prazo. Se o objetivo da sua campanha é atrair visitantes para o site e gerar leads, pode demorar alguns meses até que o faturamento de vendas realmente aumente, não é?

Porém, em longo prazo, essas ações podem ser determinantes para o sucesso da empresa.

Quem investe apenas em ações pontuais, propagandas e anúncios direcionados unicamente para as vendas tende a perder fôlego com o tempo. Essas são ações que podem te dar um retorno em curto prazo, mas que deixam a sua empresa refém de bons períodos para a venda.

Mas nesses casos, como é possível avaliar o orçamento de marketing?

A resposta está no cálculo do ROI (Retorno Sobre Investimento). É possível fazer uma relação direta entre o investimento realizado e os resultados alcançados – sejam esses resultados relacionados ao aumento de seguidores nas redes sociais, geração de tráfego, cliques em e-mail marketing, visitas na landing page ou vendas efetivas.

No momento em que você realiza um investimento de R$2.000,00 e gera uma média de 500 novos visitantes por dia no seu site, é possível avaliar se uma outra ação que custa R$3.000,00 e gera 1.000 novos visitantes por dia é mais efetiva.

O ROI da segunda ação é superior, certo? Basta identificar os motivos que levaram a isso para explorá-los nas próximas ações.

Marketing digital: o melhor custo x benefício

Depois de todo o exercício para definir um orçamento de marketing, fica mais fácil entender que não é por acaso que diversas empresas têm investido em marketing digital e colhido os melhores resultados.

Segundo dados do Hubspot, o Inbound Marketing gera 54% mais leads do que marketing tradicional e possui um custo médio por lead inferior.

Pronto para definir um orçamento de marketing? Para ajudá-lo a escolher uma estratégia, separei alguns eBooks que podem servir para a sua empresa:

Guia de Marketing Digital para Iniciantes
Tudo sobre Inbound Marketing
– Google Adwords
Facebook Ads

Caso ainda tenha alguma dúvida, fique a vontade para me acompanhar no LinkedIn, ou solicite um Orçamento Personalizado para o seu projeto.