7 dicas que podem lhe ajudar na otimização de sites para buscadores

7 dicas que podem lhe ajudar na otimização de sites para buscadores

Existe um termo bastante usado para descrever as práticas trabalhadas, estudadas e aplicadas, quando se fala em otimização de sites: o SEO, ou Seach Engine Optimization. O nome é complicado, mas o conceito é simples: é toda e qualquer técnica que objetiva melhorar o posicionamento das suas páginas nos motores de busca.

Ter um bom ranqueamento no Google é fundamental para qualquer empresa que queira crescer sua presença online. Imagine se as pessoas fizessem uma pesquisa sobre um dos produtos que você vende e o seu site não aparece na primeira página de resultados? Logo, você precisa de boas práticas e referências que mostrarão ao Google e a qualquer outro motor de busca, que o seu site é relevante o suficiente para estar entre os primeiros resultados.

Conheça as 7 melhores práticas de otimização de sites

Pesquise as melhores palavras-chave

As palavras-chave são termos destacados que servem de referência para o Google saber do que se trata o seu conteúdo. A escolha delas faz toda a diferença para o posicionamento do seu site.

O ideal é escolher as mais longas (duas ou mais palavras), que tenham um alto volume de buscas e com uma concorrência menor. Para conhecer esses dados você pode acessar o Keyword Planner, que é a ferramenta de pesquisa de palavras-chave do Google.

Exemplo: em um artigo sobre “as tendências de marketing digital para 2016”, as melhores palavras-chave provavelmente serão “marketing digital”, para atingir pessoas interessadas neste tópico como um todo (pode ter uma concorrência maior), ou “tendências de marketing digital”, para atrair um público que procura por novidades no assunto.

 

Aplique suas palavras-chave nos textos

Elas devem estar presentes no título, na introdução, em algum intertítulo, poucas vezes no texto e na conclusão. É importante que sinônimos sejam usados para que o conteúdo não fique repetitivo e com uma leitura cansativa. Vale lembrar que os robôs do Google podem perceber quando você exagera no uso das palavras-chave e, com isso, seu site pode ser punido, por exemplo, neste artigo no qual a palavra-chave é “otimização de sites” e utilizamos ela moderadamente.

Invista em marketing de conteúdo

Implantar essa metodologia é importante, pois ela se baseia na produção de conteúdo que seu público quer consumir. O foco é voltado para a criação de materiais de qualidade, originais e que atraiam tráfego das pessoas certas, por promover um conteúdo que resolve os seus problemas.

Além de educar os consumidores, gerar leads e possíveis clientes, você melhora o posicionamento do seu site por entregar informações relevantes para os usuários. Logo, se a experiência proporcionada para o público é positiva, o Google reconhece e premia suas páginas.

Melhore títulos e descrições

Quanto aos títulos, a dica é usar as palavras-chave mais à esquerda possível e não ultrapassar os 60 caracteres. Já as descrições, ou meta descriptions, não precisam ter palavras-chave, mas devem explicar bem o conteúdo da página, ser convidativa ao usuário e não possuir mais de 156 caracteres. Você pode testar seus títulos e descrições neste simulador.

Tenha uma URL amigável

A URL é o link da página e ser amigável ao usuário é facilitar o entendimento dele e dos robôs dos buscadores. É muito melhor para o seu SEO usar seusite.com.br/tendências-marketing-2016 do que seusite.com.br/p=582693.

Faça links externos

Aqui entra mais uma vez a importância do marketing de conteúdo. Ao postar informações de qualidade para o público você também chama atenção de outros blogs, portais e páginas, que podem redirecionar links para o seu domínio. Outra forma de conseguir isso é fazer posts como convidado em outros blogs, prática conhecida como Guest Blogging.

Invista na otimização para mobile

Essa dica tem a ver com uma das atualizações do algoritmo do Google. Essa mudança passou a interferir em buscas mobile ao rebaixar o posicionamento de sites que não sejam responsivos, ou seja, não adaptados para dispositivos móveis.

SEO é mais um conjunto de técnicas voltadas para o público e sua experiência de navegação e consumo de conteúdo do que focado em robôs e algoritmos. Logo, quando pensar em otimização de sites, imagine na facilidade que as pessoas devem ter para acessar e interagir com suas páginas.

Viu como SEO não é tão complicado assim? Deixe sua opinião nos comentários e tire suas dúvidas conosco.