Plano de Marketing: 10 detalhes que eu gostaria que tivessem me contado!

Quando o assunto é Plano de Marketing, o que não faltam são informações disponíveis na internet. Aqui no blog da Resulttado já falamos sobre o passo a passo para criar um template, a importância de um Plano de Marketing para o e-commerce e exemplos de planos de sucesso em outras empresas.

Apesar da facilidade em encontrar informações e templates de planos de marketing na web, os problemas começam a surgir durante a execução. Infelizmente, na prática, as coisas não são tão simples como na teoria – e diversos desafios podem surgir ao longo da estruturação das suas ações de marketing digital.

Ao longo da minha carreira me deparei com diversos conselhos e dicas que poderiam ser o diferencial para chegar até um objetivo mais rapidamente. Neste artigo vou compartilhar essas experiências sobre Plano de Marketing para que você possa aplicar na sua empresa.

10 detalhes de Plano de Marketing que eu gostaria que tivessem me contado

Um Plano de Marketing é uma ferramenta muito poderosa para ajudar a sua empresa a alcançar os seus objetivos. Porém, é necessário que você dê atenção a diversos aspectos diferenciais para campanhas de sucesso. Confira os 10 detalhes de Plano de Marketing que eu gostaria que tivessem me contado:

1. Você vai precisar investir

É muito comum ouvirmos falar sobre os baixos custos das ações de marketing digital quando comparados aos custos do outbound marketing, não é? Essa informação pode iludir muitos empresários.

É inegável que um anúncio na internet custa menos do que uma propaganda na televisão e que o retorno sobre o investimento de uma campanha no Google pode ser bem mais vantajosa do que uma panfletagem, mas isso não significa que todas as ações podem ser executadas com custos mínimos.

Já me deparei com empresas que tinham como objetivo dobrar o faturamento anual. Uma meta ambiciosa, não é mesmo? Mas quando perguntava se elas estavam dispostas a fazer investimentos proporcionais em marketing, o silêncio imperava.

A verdade é que se você sonha com um crescimento notável e previsível, você precisa SIM investir.

Para isso, a definição de um orçamento de marketing é essencial para o sucesso das suas ações de marketing digital. Mesmo com diversas ferramentas gratuitas disponíveis, será preciso arcar com diversos investimentos – seja com uma agência especializada, mídia paga ou construção de um site de sucesso.

2. Sempre crie ações com foco no ROI (ou em outra métrica)

Um grande erro que noto nas empresas que ainda não dominam o Plano de Marketing é a falta de foco nos objetivos.

Todas as ações desenvolvidas pelo setor de marketing devem buscar um objetivo específico e mensurável para que seja possível acompanhar o seu sucesso. Caso contrário, torna-se muito difícil visualizar resultados concretos.

E essa é a grande sacada do marketing digital: as ações podem (e devem) ser mensuradas.

A melhor forma de medir isso é através dos KPIs – que são indicadores que permitem quantificar os resultados alcançados de acordo com os objetivos traçados. O mais utilizado é o ROI (Retorno sobre o Investimento), mas existem vários outros que podem ser aplicados de acordo com a situação.

Então, antes de pensar em contratar uma empresa para gerir as suas Redes Sociais, por exemplo, pare e pense se essa ação vai de encontro aos seus objetivos atuais.

3. Não aposte em várias estratégias ao mesmo tempo

A internet gera inúmeras oportunidades que podem ser exploradas pela sua empresa para alcançar resultados positivos com o marketing digital.

Entretanto, não caia no erro de apostar em diversas estratégias ao mesmo tempo – pois isso pode resultar em um Plano de Marketing sem foco e com o uso incorreto dos recursos à disposição.

Você deve pensar em uma coisa de cada vez.

Não adianta querer vender mais pela internet com campanhas no Google Adwords se o seu site não estiver bem estruturado ou se as suas Redes Sociais não transmitirem confiança para o seu público.

Arrume a casa, faça um diagnóstico da sua situação atual e invista onde deve ser investido.

4. Só trabalhe em cima de metas SMART

As metas SMART são aquelas que seguem as seguintes características:

  • Specific – específica

  • Mensurable – mensurável

  • Achievable – atingível

  • Relevant – relevante

  • Timebound – com tempo determinado

Estabelecer metas que seguem essas características permite que o gestor possa acompanhar os resultados das ações do seu Plano de Marketing.

5. Estabeleça deadlines

Outro fator muito importante para um Plano de Marketing é o estabelecimento de deadlines para a execução das ações.

Quando não existe uma data limite para alcançar os objetivos propostos, perde-se o senso de urgência e as ações podem se prolongar por vários meses sem resultados efetivos. Estabeleça um cronograma a ser seguido e mensure os resultados.

6. A experiência do usuário é o rei

A experiência do usuário engloba todas as relações que ele possui com a sua empresa desde o primeiro acesso à sua página – incluindo a navegação pelo site, leitura de artigos, compra dos produtos e interação nas redes sociais. Todos os contatos feitos entre o público e a sua empresa ajudam a criar uma experiência única – que aumenta a satisfação do usuário.

Por essa razão, o Plano de Marketing precisa buscar a melhoria da experiência entregue em todas as ações de marketing digital – dando atenção aos usuários presentes em todas as etapas do funil de vendas.

7. Não abandone o outbound

Outro grande equívoco muito comum nas empresas que começam a explorar o marketing digital é abandonar completamente as ações de outbound marketing. Foi criada uma visão de que o marketing digital veio para substituir completamente o outbound marketing – mas isso é verdade é pouquíssimos casos.

É perfeitamente possível integrar as ações para alcançar resultados ainda melhores. Se você possui uma loja para o atendimento físico dos clientes, é possível distribuir brindes com QR code que levam para o site da sua empresa e estimulam a interação do público – levando essas pessoas a cadastrarem os seus e-mails e receberem as novidades da sua empresa, por exemplo.

8. Personas não são personagens fictícios

Uma persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, certo? A definição de personas é fundamental para que o Plano de Marketing seja elaborado em torno das pessoas que efetivamente podem se interessar pelo seu negócio. Entretanto, é importante compreender que as personas não são personagens fictícios.

Evite ao máximo cair em achismos ou clichês sobre a sua persona. Para isso, aprofunde as suas pesquisas sobre o perfil do consumidor que busca pelos seus produtos ou serviços e procure estar sempre atualizado em relação às tendências que movem esse público.

Se você já é atendido por uma agência, questione a metodologia utilizada para a construção da persona que representa a sua empresa.

9. Confie em profissionais qualificados

Por melhor que seja o Plano de Marketing elaborado, lembre-se que também é fundamental contar com profissionais qualificados para colocar todas as ações em prática. A etapa de planejamento é apenas o ponto inicial para criar ações efetivas na internet e contar com os melhores profissionais eleva as chances de sucesso.

Lembra que falamos que o investimento em marketing deve ser proporcional ao crescimento esperado? Pois é. Às vezes, contar com um time de profissionais qualificados sai bem mais barato do que atirar no escuro.

10. Planeje mudar o seu plano

Por mais contraditório que possa parecer, você precisa estar preparado para mudar o seu Plano de Marketing conforme as ações começam a ser executadas. É muito difícil que tudo saia como o esperado e realizar alterações no meio do caminho será muito útil para ajustar o restante das ações de acordo com os resultados que estão sendo alcançados.

Está pronto para potencializar as suas ações de marketing?

Ao longo deste artigo compartilhei alguns detalhes de Plano de Marketing que gostaria que tivessem me contado. Com consciência sobre a importância dessa ferramenta e de todos os fatores que podem influenciar no sucesso das ações de marketing, certamente você conseguirá alcançar resultados fantásticos na sua empresa.

Foi ótimo compartilhar as minhas experiências com você e espero ter ajudado. Se ainda tiver alguma dúvida e quiser um direcionamento para o seu plano de marketing, aproveite e solicite uma avaliação das suas ações de marketing digital gratuita! Terei prazer em trocar uma ideia com você!