Como tocar um projeto de Marketing Digital com uma equipe interna?

projeto de marketing digital

Depois de pensar se seria melhor estruturar uma equipe interna de Marketing Digital ou terceirizar o trabalho, sua empresa optou pela primeira opção. E agora?

Para começar qualquer projeto de Marketing Digital é preciso, primeiro, definir quais profissionais serão envolvidos. Avalie aqueles que contam com perfil, experiência e habilidades necessárias. Prefira colaboradores com conhecimento sobre o contexto da empresa.

Eu sei que você já deve ter ouvido esses conselhos antes, por isso, resolvi entregar mais.

Por isso, estruturei uma passo a passo simples para você ser bem sucedido na sua escolha e facilitar a execução do projeto de Marketing Digital pela equipe selecionada. Confira!

1. Esboce o seu projeto de Marketing Digital

O primeiro passo para o sucesso de um projeto de Marketing Digital é esboçar a própria atividade. Para isso, é preciso seguir os passos abaixo:

  • Definir os objetivos a serem alcançados;
  • Mapear concorrentes;
  • Desenhar personas;
  • Elaborar um briefing para nortear o trabalho.

Não entende o que essa série de recomendações quer dizer? Vamos com calma, que eu explico cada uma delas.

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Definindo os objetivos

A definição de objetivos é um passo fundamental para que se saiba até onde quer chegar e para definir como você fará isso. Sua empresa quer ser encontrada pelas pessoas? Inbound Marketing é o canal.

Atrair, converter e engajar o público-alvo? Marketing de Conteúdo neles! Fortalecimento de marca e vendas? E-mail marketing. Obter resultados consistentes sem alto investimento? SEO.

Mapeando os concorrentes

Como podemos ver, as possibilidades para a escolha dos objetivos são infinitas e devem ser seguidas do processo de mapeamento dos concorrentes.

O que chamamos, carinhosamente, de benchmarking. Ou seja, tirar um tempo para entender onde estão eles, o que estão fazendo e onde estão gerando melhores resultados.

Ver os posts mais curtidos na página da concorrência no Facebook, por exemplo, é uma forma de entender que linha editorial que o público tem interesse e também pensar em como abordar esse assunto dentro do contexto da sua marca. Por isso, a dica aqui não é copiar e sim observar para capturar oportunidades!

Continuando, agora, na mesma linha de raciocínio, é o momento de definir as personas da sua empresa. Isto é, representações semi fictícias do cliente ideal do seu negócio. Através de entrevistas e análises aprofundadas de comportamento do consumidor é possível entender quem é ele, qual sua faixa etária, sexo, sonhos, medos, dores e necessidades reais.

Feito isso, crie um personagem e dê nome a ele. Pode parecer loucura, mas a criação de personas contribui muito para a execução de uma estratégia assertiva.

Documente tudo em um briefing

Por fim, é a vez do temido briefing: um roteiro onde você vai transmitir para a sua equipe exatamente o que o seu cliente (interlocutor) deseja transmitir com clareza e objetividade. Nele, devem constar os objetivos do projeto, orçamento, prazos, público-alvo (personas) e escopo.

2. Faça cursos online sobre Marketing

Veja algumas dicas de cursos que podem ser feitos online, para que você e sua equipe se capacitem cada vez mais sobre o poder do Marketing Digital:

  • Hubspot Academy
    Uma das mais conceituadas ferramentas de automação de marketing, a Hubspot oferece uma Academia com cursos online voltados à área digital. Alguns pagos e outros gratuitos, como Content Marketing e Inbound Marketing.
  • TEDx
    Com a proposta de espalhar ideias por todas as partes do mundo, o TEDx oferece eventos em nível local sobre temas diversos. Entre eles, claro, Marketing Digital. Basta ficar de olho na agenda de eventos disponíveis na plataforma para encontrar o mais próximo.
  • Udemy
    Essa é para quem quer aprender sob demanda, pagando a partir de R$ 19,99 por curso. No maior marketplace de aprendizado do mundo é possível encontrar cursos online voltados à Marketing Digital de performance, planejamento de conteúdo, Facebook Marketing, entre outros.
  • Universidade Rock Content
    Funciona como se fosse uma universidade virtual para a capacitação em Marketing Digital. Oferece cursos gratuitos, como Produção de Conteúdo Para Web 2.0, ou pagos, como Inside Sales e SEO, desde os níveis introdutórios até os mais avançados.

3. Delegue funções

O principal desafio de apostar em uma equipe interna diz respeito às funções que compõem um time de sucesso. Para estruturar o time do seu projeto de Marketing Digital, una talentos de Marketing e Vendas de modo sinérgico e sem deixar nenhum gargalo:

  • Um a dois profissionais, pelo menos, para o Marketing;
  • Pelo menos um produtor de conteúdo;
  • Um responsável pela etapa de pré-vendas;
  • Um designer para criar as peças necessárias;
  • Pelo menos dois vendedores.

4. Dê um passo de cada vez

Um erro comum quando falamos em projeto de Marketing Digital é achar que, com a velocidade do mundo digital, você também precisa fazer tudo ao mesmo tempo. O que não é verdade. Mas, com o tempo certo e dedicação é possível focar em um objetivo de cada vez e mensurar cada um deles de modo correto.

De tempos em tempos, faça relatórios de desempenho para avaliar como estão as métricas do seu site e canais digitais. A análise pode ser feita mensalmente e trazer, em um último slide, sugestões de melhorias para o mês seguinte. Afinal, nada melhor que aprender com acertos ou erros quando falamos em estratégia.

5. Não concentre todo o trabalho em uma pessoa só

Outro grande erro dos empreendedores é colocar todo o trabalho de todo um time de Marketing Digital em um só colaborador. Afinal, um projeto de Marketing Digital funciona de forma multidisciplinar. Um profissional de conteúdo, por exemplo, pode não conseguir planejar uma arte tão bem quanto um designer.

E, como diz a expressão popular, o ótimo é inimigo do bom. Então, é melhor desempenhar uma função estratégica dentro da equipe com qualidade do que fazer várias e não conseguir cumprir nenhum objetivo. Concorda comigo?

6. Conte com a ajuda de profissionais freelancers

Embora a sua empresa esteja estruturando uma equipe interna, contratar freelancers como redatores e designers por fora faz a diferença no orçamento no final do mês. A qualidade é garantida e o preço, acessível.

Para encontrar profissionais capacitados, é possível abrir alguns detalhes sobre o seu projeto em plataformas de contratação de freelas como 99freelas, Contentools e Workana. Cada uma delas têm suas particularidades e processos, mas em todas é possível pesquisar pessoas com as características e habilidades que você precisa para tocar o projeto de Marketing Digital da melhor forma possível.

7. Considere contar com o apoio de uma consultoria

Muitas agências, assim como a Resulttado, oferecem um serviço de consultoria gratuito para mostrar os caminhos que podem ser seguidos. Uma solução econômica e eficiente para conhecer as práticas sugeridas pelas principais empresas da área de Marketing Digital e também pensar em futuras oportunidades de parceria.